Orixá de Tati Moreno, Dique do Tororó - Salvador - BA
Não sei quem é o autor da foto
4 de Dezembro, dia de Iansã, dia de fazer akará para ofertar a Oyá ou Iansã, é uma deusa africana, senhora dos raios e tempestades, é o único orixá que não teme os eguns, ela encaminha os mortos para o firmamento.
Prece à Iansã
Oyá... Oyá... nossos passos. Iansã, Deusa máxima do Cacurucaia... Bamburucena, Rainha, Mãe e Protetora. Êpa hei nossa mãe Divina. Deusa divina dos ventos e das tempestades. Deixa-nos sentir também a tua bonança. Iansã dos relâmpagos, dá-nos uma faísca da tua graça divina. Êpa hei, Êpa hei... Oyá!
AKARÁ (acarajé)
1k de feijão fradinho quebradinho.
4cebolas medias, mais uma para por no azeite que vai fritar os akaras.
Sal à gosto
2L de azeite de dendê p fritar.
Camarão seco defumado.
Modo moderno de fazer:
Lava o feijão, deixa de molho por 4horas ou mais, depois vai lavando até sair todas as cascas, deixa um pouca no escorredor, passa no processador junto com as cebolas, ate deixar a massa fina, coloca o sal, bate na batedeira e frita as colheradas no azeite bem quente com uma cebola inteira dentro, enfia 3 camarões inteiro em cada akará, frita de um lado, depois o outro, quando estiver um dourado escuro ta pronto, escorre no papel, deixa esfriar, abre ao meio, passa pimenta e come acompanhado de uma cerveja bem gelada, vixe! deu água na boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário